Clint Eastwood
01-09-2010 00:00
Clinton Eastwood Jr
São Francisco. 31 de Maio de 1930
Talvez o ícone de estrelas de cinema macho, e uma lenda viva, Clint Eastwood se tornou um padrão no cinema internacional filho de Margaret Ruth 1909-2006) e Clinton Eastwood (1906-1970), um operário metalúrgico
Após terminar o liceu, em 1948, ele se mudou para Seattle e trabalhou como salva-vidas antes de ser convocado para o exército em 1950
Clint desenvolveu um grande interesse no cinema, e começou a experimentar. Ele encontrou trabalho como ator, com breves aparições em filmes B, como Tarântula (1955) e Vingança da Criatura (1955), o que levou a creditar papéis coadjuvantes em Francis na Marinha (1955), A Primeira Viagem Saleslady (1956) , Esquadrilha Lafayette (1958) e Ambush at Cimarron Pass (1958). Ele conseguiu um sucesso relativo com a série de TV "Rawhide"(1959), onde foi membro do elenco por seis anos. e O bom o Mau e o feio(1966).
Mas Eastwood encontrou Sucesso mundial com os filmes Por Um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965).
Já na decada de 70 com o sucesso dos westen spaghetti Eastwood consolidou o seu sucesso 1971 Ele dirigiu seu primeiro filme, o thriller Perversa Paixão (1971), no qual ele interpretou um homem que está sendo perseguido por uma admiradora, cuja obsessão enlouquecida por ele se torna violenta. Nesse mesmo ano, ele apresentou o inspetor de polícia linha dura em Dirty Harry que deu a Eastwood um dos seus papéis mais marcante e inventou o gênero policial canhão solto que tem sido imitado até hoje.Ele também encontrou trabalho no American westerns revisionistas como O Estranho sem Nome (1973), que alguns críticos chamam de quarto filme da série por um punhado de dólares.
Na década de 80 apesar do sucesso do quarto filme da série Dirty Harry Impacto Fulminante (1983) a carreira do astro teve uma ligeira queda, o que fez os criticos acharem que ele não iria mais fazer sucesso no cinema, mas contrariando todas as expectativas no ano de 1992 Clint lança o seu último faroeste intitulado Os imperdoaveis, que ganhou os oscars Além de melhor filme, melhor diretor (Clint Eastwood) e de melhor ator coadjuvante (para Gene Hackman) e melhor montagem. Foi também indicado em outras cinco categorias: melhor ator (para o próprio Clint Eastwood), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor som e melhor roteiro original.
Este filme é conhecido como o ultimo grande filme de Westen e uma Ode ao genero.
Clint Eastwood com a inseparavel arma em gran torino,o último filme que atuou
Após a obra Clint oscilou entre boas obras como As Pontes de Madison (1995 )e Cowboys do espaço (2000)e mal recebidos pela critica como Crime verdadeiro (1999).
Em 2003 Clint voltou concorrer ao oscar de melhor diretor com o filme Sobre meninos e lobos que ganhou os oscars de melhor ator (sean Penn) e melhor ator coadjuvante (Tim Robbins). E foi ainda indicado em outras quatro categorias: melhor filme, melhor diretor (Clint Eastwood), melhor atriz coadjuvante (Marcia Gay Harden) e melhor roteiro adaptado.
Mas foi no ano de 2004 que ele dirigiu o que muitos acham o seu melhor filme Menina de Ouro que ganhou quatro Oscars melhor filme, melhor diretor, Atriz (Hilary Swank) ator coadjuvante (Morgan Freeman) alem de ser indicado por melhor edição (Joel Cox), melhor roteiro adaptado e melhor ator (Clint Eastwood).
Não satisfeito em 2006 o velho Clint assinou dois filmes sobre a II guerra A Conquista da Honra sobre os americanos durante as batalhas do pacifico e meses depois Cartas de Iwo Jima contando o lado japonês da batalha.
Em 2009 atuou e dirigiu Gran Torino, um filme bem recebido pela critica e anunciou que essa foi a sua ultima atuação e Invictus com Morgan freeman ganhando o oscar por interpretar Nelson Mandela.
Recentemente em entrevista Eastwood disse que não ira mais atuar apenas trabalhar como produtor e diretor, mas como muitos fãs dele espero que ele repense na aposentadoria, pois mesmo tento 80 anos o velinho ainda tem muita lenha para queimar.
Tags:
———
Voltar